fórum papelcartão sustentável
Espaço aberto para o diálogo entre os elos da cadeia de produção,
consumo e reciclagem de papelcartão em prol da sustentabilidade

A+A-

Certificações

O processo para obter a certificação envolve ações rigorosas e abrangentes, que vão desde os métodos de plantio e colheita das árvores, até os cuidados com a saúde e a segurança dos trabalhadores. A conformidade com a lei federal, estadual e municipal é uma exigência básica para o diploma da certificação.
 
Com a certificação, as empresas avaliam e controlam seus impactos ambientais e sociais, qualificam profissionais e adotam programas de melhoria contínua, sendo auditadas por entidades independentes externas.
 
O processo também contribui para reduzir perdas e alcançar eficiência da produção com impacto mínimo, o que tem possibilitado à atividade florestal avançar em direção à sustentabilidade, atingindo toda a cadeia produtiva – dos cultivos aos processos industriais.
 
Metade dos cerca de 6,3 milhões de hectares de florestas plantadas no Brasil está certificada pelo Forest Stewardship Council® (FSC®) e pelo Programa Nacional de Certificação Florestal (Cerflor). As certificações também avaliam e atestam toda a cadeia de custódia, o que expõe o rastreamento de toda cadeia produtiva da madeira extraída, independentemente de sua utilização e destino, funcionando como uma espécie de garantia, pois a lista de exigências para que ele seja adquirido é muito maior do que o que é exigido por lei.
 
Há, ainda, a certificação ISO 14001, da International Organization for Standardization, que estabelece diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental dentro das empresas. As empresas também seguem as normas da OHSAS 18001, estabelecidas pela Occupacional Health and Safety, que tem o objetivo de controlar e melhorar o nível de desempenho da Saúde e da Segurança do trabalho.
 
 

 

 

design by müller camacho design comunicação